fbpx

Filme Sever do Vouga, Uma Experiência

Na 4ª Edição do Paisagens, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga, numa iniciativa do Museu Municipal, foi exibido o filme “Sever do Vouga, Uma Experiência”.

Encomendado pela sucursal portuguesa da Companhia petrolífera dinamarquesa, Shell, foi apresentado a 18 de Novembro de 1971, no Palácio Foz, à elite política e social da altura, Presidentes da República e da Assembleia Nacional, Ministro do Interior, Secretários de Estado da Agricultura e da Informação e Turismo, Embaixador da Dinamarca em Lisboa, o Administrador-Delegado da Shell Portuguesa, entre outras personalidades.
O público pode ver este filme a estrear a 25 de Janeiro do ano seguinte na grande sala da capital, o Monumental.

A Shell Portuguesa, desde 1958, que financiava uma Experiência Agrícola no concelho de Sever do Vouga, por iniciativa do Prof. Henrique de Barros, e executada no terreno pelo Eng. Vital Rodrigues.

Não cabe aqui, agora, desenvolver o que foi a chamada “Experiência Shell” e o seu valioso contributo para Sever do Vouga. A seu tempo, o Museu Municipal, que tem adquirido documentação e espólio do Eng. Vital Rodrigues, preparará uma iniciativa para esse fim. Para já podem ser consultados os 12 relatórios elaborados ao longo dos anos que a Experiência durou.

Este filme retrata a situação inicial que existia no concelho e a evolução das práticas agrícolas e pecuárias com a introdução dos melhoramentos pela “Experiência Shell”.

Além do seu valor documental e etnográfico, o documentário também possui um valor histórico cinematográfico, pois foi um dos primeiros filmes do conceituado realizador Paulo Rocha, datado de 1971.
Enquadrado no cinema novo português, reúne na sua equipa técnica uma plêiade de consagrados como Manoel de Oliveira na supervisão, Fernando Lopes-Graça na Música, Augusto Cabrita e Acácio de Almeida na Fotografia, António Cunha Teles na produção e por fim Alexandre O’neill na narração.
Os protagonistas são os severenses e o Eng. Vital Rodrigues.

Partilhe:

One thought on “Filme Sever do Vouga, Uma Experiência

  1. Documentário fantástico. Bom demais para ficar esquecido nas gavetas do tempo. É preciso honrar todos aqueles que se empenharam no desenvolvimento das terras de Sever. Bem hajam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário actual (Verão):
3ª a Domingo: 10h-12h30 / 14h-18h

Lotação máxima: 20 pessoas, entrada de 5 pessoas a cada 15 min.

+ info sobre a adequação à situação pandémica