No dia 5 de março em formato webinar, foi lançado o livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga” numa sessão online uma óptima adesão de participantes e onde foram debatidos em mesas redondas, temas que são abordados no livro agora lançado.
Depois das boas vindas na sessão de abertura pela entidade anfitriã, a EDP e promotora do livro e Suzana Menezes, Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro; Joel Cleto, Autor/ Apresentador da série “Caminhos da História” do Porto Canal, abriu a primeira mesa redonda, com o tema “O Património no âmbito do projeto do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida”
António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga e Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal, bem como a Câmara Municipal de Oliveira de Frades, representada pelo seu Presidente, Paulo Ferreira e por Filipe Soares, Técnico Superior da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, discutiram “A importância do Património para o desenvolvimento local”.
O Presidente da Câmara Municipal referiu que falar de Sever de Vouga é falar também de património, considerando mesmo que o concelho tinha já um património relevante na área do megalitismo e da arte rupestre, valorizando-se ainda mais agora com os achados do paleolítico, o que permite conhecer mais um pouco da história do território. Refere ainda que estes achados só vêm dar força e reforçar o investimento feito na área turística natural e patrimonial ao longo dos anos em diversas intervenções. Para o Presidente da autarquia severense, este livro é um instrumento de valorização do património e de transmissão de conhecimento, felicitando a EDP Produção pela sua edição em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Centro.
O Coordenador do Museu defendeu que a reserva arqueológica a implementar em Couto de Esteves, além de um simples depósito de material arqueológico, será também um espaço de trabalho para acolher investigadores, havendo também uma componente expositiva. Este responsável adianta ainda que esta reserva arqueológica terá um papel na mediação patrimonial, no que tange aos achados, numa forma de dar a conhecer, à comunidade local, a importância do trabalho desenvolvido durante a construção da barragem, e os resultados agora obtidos, bem como a interligação com os investigadores convidados que para aqui venham.
O livro não sendo comercializado, estará brevemente disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal.
Pena não se encontrar aqui a gravação das comunicações do Webinar. A notícia, aqui postada, não nos dá a dimensão e profundidade das matérias tratadas. Espero que surja em breve esse registo para memória futura e para que se possa melhor aferir dos pontos de vistas dos participantes.
Isabel Cabral
Cara Maria Isabel
O Webinar foi da responsabilidade da EDP. Esperamos que em breve o livro possa estar disponível para consulta online.
Cumprimentos
Agradecia que quando o livro estiver disponível para consulta online me informassem
Caro Mário, assim faremos.