Numa parceria com a turma de Sever do Vouga do CTEsp em Animação Turística e do Património Cultural e Natural do ISCIA1, está a ser desenvolvido um trabalho de recolha de memórias sobre as “Massas Vouga”.
Infelizmente, esta é uma temática que não tem sido estudada e cuja história ainda está por fazer, desde a fundação por Joaquim Martins até à compra pela Triunfo e ao encerramento em 1985.
Esta semana acolhemos o Sr. Joaquim Neto Martins que além do seu testemunho como funcionário da fábrica e sobrinho do fundador cedeu-nos alguma documentação e bibliografia. Seguir-se-á a recolha de outros testemunhos e memórias e em Maio os alunos querem fazer uma iniciativa em torno das Massas Vouga.
Se tiver objectos, documentos ou foi antigo trabalhador e quiser partilhar a sua história entre em contacto com o Museu.
Dos documentos cedidos pelo Sr. Joaquim, destacamos dois documentos editados pelo próprio Joaquim Martins, em 1942 e 1945, onde dá “Uma Elucidação” e depois “Uma Explicação” sobre a fundação da indústria e a sua saída com a entrada da firma Soares & Irmão, Lda na sociedade.
Estes dois documentos veem se juntar a um outro, que já nos tinha sido cedido por Adélia Correia, intitulado “História de uma vida e de uma obra” e que narra a saga as firmas associadas Soares & Irmãos, Lda e Sociedade Industrial do Vouga, Lda até 1960.
Para consultar os três documentos clique na imagem.
1 Este Curso resulta de uma parceria entre o Município de Sever do Vouga, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação de Aveiro e a Escola Profissional de Aveiro.