Os mirtilos não são um fruto que sempre tenha havido no nosso concelho. O fruto característico eram as laranjas que estão retratadas no brasão e no logotipo do Município.
Fez precisamente 30 anos este mês, que foi feita a primeira plantação na Quinta do Linheiro, Sanfins, Rocas do Vouga.
Tal plantação foi efectuada pela Hortobeira, uma sociedade criada na altura e que agrupava várias cooperativas agrícolas da região, a Lacticcop, a Hortifoz, outros produtores individuais. Tinha como parceiro a Fundação Carel Lockorn, da Holanda.
Na altura foram efectuadas plantações experimentais não só em Sanfins como também em Lamego e Tarouca, tendo o cultivo do Mirtilo tido maior desenvolvimento no nosso concelho.
Na altura, dizia-se que o cultivo em Portugal tinha vantagens pelas características do solo e do clima, o que permitia que a colheita fosse iniciada 20 dias mais cedo do que no resto da Europa.
A partir desta primeira experiência, realizou-se no ano seguinte reuniões com agricultores e os técnicos holandeses e começou o desenvolvimento da produção do Mirtilo em Sever do Vouga, que se tornou, com toda a legitimidade, a Capital do Mirtilo.
No Museu, não poderia deixar de estar assinalado este facto!
Este mês lançamos a questão: “Sabia que… temos a 1ª desnatadeira centrífuga do país?”
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!
Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.