A Actividade tem início às 9h30 na Malhada (acesso da Aldeia do Folharido às Minas do Braçal).
Organizada em parceria com a ViverSever – Associação de Promoção de Sever do Vouga.
Esta edição especial das caminhadas “#VERSEVER” será nas Minas do Braçal e da Malhada, num trajeto delineado para atravessar as antigas construções mineiras, o rio Mau e as suas cascatas e uma antiga galeria. Espaços ocultos a quem passa e nos quais poderá entrar e captar a sua melhor fotografia.
O percurso é circular e pensado para ser acessível para todos os participantes, com uma distância total de cerca de 4 km e pouca elevação.
Está previsto ser completado em 3 horas, o que permite aos inscritos usufruírem dos locais onde passam com toda a calma desejada. Terão muito tempo para apreciar a envolvência, fomentar momentos de partilha de conhecimento e experienciar a arte da fotografia.
Será fornecido a cada participante um kit com um saco personalizado, água 0,5l e um capacete (este a devolver no final).
O evento é totalmente gratuito e as inscrições são obrigatórias.
As vagas são limitadas para garantir a melhor experiência possível para os participantes.
Os interessados devem inscrever-se até ao dia 13 de Março, para poderem garantir o lugar na atividade e o seu seguro pessoal de participação.
É aconselhado que os participantes tragam calçado confortável.
É obrigatório fazerem-se acompanhar de uma máquina fotográfica (analógica ou digital) para poderem participar na atividade.
Condições de Participação
- É obrigatório o uso de uma câmara fotográfica digital ou analógica.
- As fotografias podem ser analógicas ou digitais, a cores ou a preto e branco.
- As fotografias submetidas poderão ter uma natureza figurativa ou mais abstrata, desde que estejam relacionadas com o tema proposto.
- As fotografias devem ser entregues via e-mail (viversever@gmail.com e museu@cm-sever.pt) até ao dia 25 de Março.
- Não há limite no envio de fotografias por participante.
- Devem ser entregues em formato JPEG, PNG ou TIFF.
- Não serão aceites a concurso imagens manipuladas, admitindo-se apenas edições respeitantes a ajustes de enquadramento, cor e brilho.
- A participação no concurso visa contribuir para a promoção mútua do concelho de Sever do Vouga, da associação e do autor da obra. Como tal, implica a aceitação da cedência dos direitos das fotografias à VIVERSEVER e ao Museu Municipal, que as poderá utilizar em publicações e meios de divulgação.
- As fotografias sempre que forem publicadas/exibidas serão sempre acompanhadas pela devida creditação ao seu autor original.
- Para tal, devem ser entregues sem marca de água, e não podem incluir qualquer informação que identifique o seu autor. Esta identificação deve ser enviada à parte, por escrito, e deve incluir o nome do fotógrafo, o título da obra (caso exista), e outras informações que o autor considere relevantes.
- O júri deste concurso é constituído pelos membros da direção da VIVERSEVER, um representante do Município e o Historiador Pedro Nóbrega.
- A avaliação das fotografias submetidas é baseada em critérios de enquadramento na temática, originalidade na abordagem ao tema, e qualidade técnica e valor estético da fotografia.
- As fotografias submetidas a concurso serão apreciadas pelo júri até ao dia 15 de Abril.
- O júri avaliará as submissões na base do anonimato, sem qualquer informação sobre os autores, e selecionará 3 fotografias na categoria digital e 3 fotografias na categoria analógica.
- Os resultados serão divulgados publicamente nas redes sociais da @viversever e do Município
- Os vencedores serão notificados por e-mail até finais de Abril para poderem levantar o respetivo prémio. A Cerimónia de entrega dos prémios será a 18 de Maio, Aniversário do Museu.
- O concurso atribuirá como prémios vários artigos de artesanato e produtos locais de membros da Associação de Artesãos de Sever do Vouga..
- As restantes fotografias a concurso que não sejam premiadas, continuam a poder ser selecionadas para exibição na exposição anteriormente mencionada.