Museu COmVIDa a ficar em casa e conhecer mais sobre Sever do Vouga dará a conhecer um pouco mais o nosso concelho através dos recursos disponíveis na Internet.
Não é gralha, é mesmo COmVIDa, pois o Museu não foi infectado pelo vírus e continua com vida, ao mesmo tempo que convida todos a ficar em casa, protegendo-se a si e aos outros.
O Museu digitalizou todas as edições da Câmara Municipal às quais junta um manancial de outros recursos disponíveis no mundo virtual.
De 2ª a 6ª feira às 12h00, na nossa página no Facebook.
Disponibilizamos aqui os recursos que foram publicados esta semana.
Vídeo Peixes mortos no Rio Vouga, 1994.
Em Outubro de 1994, a RTP fazia uma reportagem sobre o aparecimento de peixes mortos no Rio Vouga, causado provavelmente por uma descarga da Lacticoop, em Sanfins.
São entrevistados António Lemos, Manuel Soares, Presidente da Câmara, e David Cabral, da Cooperativa de Sanfins/LactiCoop.
Disponível em
Livro “Roteiro do Megalitismo“, de Maria Carlos Chieira Pêgo, 2002.
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
A autora começa por descrever o fenómeno do megalitismo, que se caracteriza pelos sepulcros pré-históricos formados por grandes pedras.
Após esta introdução, são descritos diversos monumentos das freguesias de Cedrim, Couto de Esteves, Dornelas e Talhadas.
Disponível em:
Vídeo Arlindo Cunha Visita os Amiais, 1987.
Em Junho de 1987, Arlindo Cunha, Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário visitou a aldeia dos Amiais para “inaugurar” o novo sistema de regadio.
Eram 5 levadas que através de 2500 metros levavam as águas para os campos de cerca de 48 proprietários.
O regadio foi projetado por jovens técnicos do curso de formação de Projetistas e levado a efeito pelo Centro de Desenvolvimento Agrícola da então Quimigal.
Disponível em

Livro “Espigueiros“, de Maria Carlos Chieira Pêgo, 1999.
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
A autora começa por explicar o ciclo do milho e depois o que são os espigueiros, como são constituídos e os diversos tipos que encontramos no nosso país.
Do geral parte para o particular mostrando os nossos espigueiros de Sever com as suas paredes inclinadas e os seus motivos decorativos.
Por fim temos um roteiro por alguns espigueiros do concelho.
Disponível em:
Livro “Moinhos de Água“, de Paulo Celso Monteiro, 2001.
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
O autor introduz o leitor nos sistemas de moagem, na construção do moinho e na relação do moleiro com o seu moinho.
Leva o leitor por uma viagem pelos inúmeros moinhos espalhados pelo concelho, terminando com uma receita de papas carolas, para nos abrir o apetite.
No final temos um glossário com termos relativos aos moinhos.
Disponível em:
Poderá ver as partilhas das semanas anteriores aqui.