Skip to content

Museu Municipal de Sever do Vouga

Um museu de Se Ver!

Menu
  • O Museu
    • Apresentação
    • Coleção
    • Centro de Documentação
  • Exposições
    • Exposição Permanente
    • Exposições Temporárias
      • Vestígios de Memória
      • Recantos e Encantos de Sever
      • Foral de Sever
      • 261, Por terras de Sever do Vouga
      • Olhar Sobre Sever do Vouga
      • MM: A Natureza como ela é
      • CRIDEM’16
      • Lendas de Sever para Se Ver
      • Maneiras de Sever
  • Recursos Educativos
  • Actividades / Visitas
    • Visitas Guiadas
    • Jogos
      • Foral de Sever
      • Puzzles “Olhar sobre Sever do Vouga”
      • Palavras Cruzadas WikiSever
    • Webinar “O Potencial Turístico do Património Mineiro. As Minas do Braçal”
    • 2020: (a) Riscar o Património em Sever do Vouga
    • Há + Museu no Verão!
    • WikiSever
    • Museu COmVIDa
    • Há Gente no Museu!
  • Contactos
Menu

Museu COmVIDa (3ª Semana)

Posted on 25/04/202025/04/2020 by mmsv

Museu COmVIDa a ficar em casa e conhecer mais sobre Sever do Vouga dará a conhecer um pouco mais o nosso concelho através dos recursos disponíveis na Internet.
Não é gralha, é mesmo COmVIDa, pois o Museu não foi infectado pelo vírus e continua com vida, ao mesmo tempo que convida todos a ficar em casa, protegendo-se a si e aos outros.
O Museu digitalizou todas as edições da Câmara Municipal às quais junta um manancial de outros recursos disponíveis no mundo virtual.

De 2ª a 6ª feira às 12h00, na nossa página no Facebook.

Disponibilizamos aqui os recursos que foram publicados esta semana.

Vídeo Peixes mortos no Rio Vouga, 1994.
Em Outubro de 1994, a RTP fazia uma reportagem sobre o aparecimento de peixes mortos no Rio Vouga, causado provavelmente por uma descarga da Lacticoop, em Sanfins.
São entrevistados António Lemos, Manuel Soares, Presidente da Câmara, e David Cabral, da Cooperativa de Sanfins/LactiCoop.
Disponível em

Livro “Roteiro do Megalitismo“, de Maria Carlos Chieira Pêgo, 2002.
 
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
A autora começa por descrever o fenómeno do megalitismo, que se caracteriza pelos sepulcros pré-históricos formados por grandes pedras.
Após esta introdução, são descritos diversos monumentos das freguesias de Cedrim, Couto de Esteves, Dornelas e Talhadas.
 
Disponível em:

Vídeo Arlindo Cunha Visita os Amiais, 1987.

Em Junho de 1987, Arlindo Cunha, Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário visitou a aldeia dos Amiais para “inaugurar” o novo sistema de regadio.
Eram 5 levadas que através de 2500 metros levavam as águas para os campos de cerca de 48 proprietários.
O regadio foi projetado por jovens técnicos do curso de formação de Projetistas e levado a efeito pelo Centro de Desenvolvimento Agrícola da então Quimigal.
 
Disponível em

Livro “Espigueiros“, de Maria Carlos Chieira Pêgo, 1999.
 
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
A autora começa por explicar o ciclo do milho e depois o que são os espigueiros, como são constituídos e os diversos tipos que encontramos no nosso país.
Do geral parte para o particular mostrando os nossos espigueiros de Sever com as suas paredes inclinadas e os seus motivos decorativos.
Por fim temos um roteiro por alguns espigueiros do concelho.
 
Disponível em:

Livro “Moinhos de Água“, de Paulo Celso Monteiro, 2001.
 
Integrado na colecção “Legados de Sever do Vouga”.
O autor introduz o leitor nos sistemas de moagem, na construção do moinho e na relação do moleiro com o seu moinho.
Leva o leitor por uma viagem pelos inúmeros moinhos espalhados pelo concelho, terminando com uma receita de papas carolas, para nos abrir o apetite.
No final temos um glossário com termos relativos aos moinhos.
 
Disponível em:

Poderá ver as partilhas das semanas anteriores aqui.

Partilhe:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

https://youtu.be/cJIJX38Cs6I

Somos parceiros do

Artigos recentes

  • Visitas às Minas do Braçal/Malhada 2024
  • Visitas Guiadas ao Museu
  • Boas Festas
  • Visitas à 1ª Concessão Mineira de Portugal
  • 7º Aniversário e Noite dos Museus’23

Newsletter

Admin

Política de Privacidade

© 2026 Museu Municipal de Sever do Vouga | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme