Estas duas lucernas foram encontradas no interior da Mina da Malhada, na galeria das 25 braças, em 2 de Julho de 1945, quando se procedia ao reconhecimento das galerias que anteriormente já tinham sido exploradas.
Uma das lucernas encontra-se completa e apresenta a cena de um retiarus com a rede na mão esquerda e uma lança na outra mão. O retiarus era um gladiador romano que lutava equipado como um pescador. A outra lucerna está danificada na parte superior, onde deveria ser decorada com alguma figura. Para ambas é apontada uma cronologia entre 5 a.C. e 75 d.C.
Como refere Carla Martins, os trabalhos desenvolvidos na época romana foram selectivos, desmontando-se apenas o necessário para a extração do minério, perseguindo-se o filão até ao seu esgotamento ou até não haver compensação económica.
Desta época foram identificadas duas galerias com trabalhos da época romana na encosta da margem esquerda do rio Mau, e outras duas, uma no seguimento da outra, com prováveis trabalhos da mesma época.
Estas peças encontram-se no Museu Municipal a título de empréstimo pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
Para saber mais sobre a mineração em época romana nas Minas do Braçal e da Malhada consulte o artigo da autoria de Carla Martins publicado n’O Arqueólogo Português e disponível aqui.
Veja aqui as outras peças que já estiveram em destaque!
Doe fotografias, objectos ou documentos ao nosso Museu, ajude a preservar a memória das nossas gentes. Os objectos recolhidos poderão integrar exposições temporárias no futuro. Faça parte desta história, contacte o Museu Municipal!