Colaboração
Freguesias
Uma iniciativa
Freguesias
Uma iniciativa
Souto do Coval (Conjunto Megalítico)
Neolítico.
Também conhecido como Antela 1 do Cercal. “Este monumento foi intervencionado entre Abril e Maio de 1956 pela equipa de famosos investigadores que nos meados do séc. XX estudava a região, Luis Albuquerque e Castro, Octávio da Veiga Ferreira e Abel Viana. Colocaram então a descoberto o que parece ser um dólmen de câmara poligonal alongada e corredor curto pouco diferenciado em planta e alçado e descentrado.
Dos nove esteios então descobertos, restam apenas seis, 3 do lado Norte e 3 do lado Sul. A mamoa, bem preservada, apresenta uma altura de cerca de 1,5m e 15m de de diâmetro no eixo Norte-Sul e 17,5m no eixo Este-Oeste. O espólio recolhido resume-se a um pequeno fragmento cerâmico de fabrico manual. Embora este monumento não ocupe o ponto mais alto da esplanada, é bem visível, destacando-se bastante bem da envolvente, encontrando-se em perfeita sintonia com o monumento vizinho, o monumento 2, localizado apenas a cerca de 15m a Norte.”
Tal como o seu monumento vizinho, também esta mamoa foi alvo de explorações arqueológicas por parte da mesma equipa. Os resultados obtidos foram pouco significativos, encontrando-se já na altura sem os esteios do seu esqueleto pétreo. Trata-se de um tumulus que se avista bem no terreno, apresentando uma fossa de violação central e planta circular com 11m no sentido norte-sul e 10 m no sentido este-oeste.
Também conhecido como Mamoa do Arieiro. “Monumento bastante destruído pelas sucessivas surribas e implantado numa pequena plataforma à cota de 664m. Trata-se de uma mamoa com cerca de 8,5m de diâmetro no eixo Norte-Sul e 12,5m no eixo Este-Oeste e quase 1m de altura máxima preservada, cortada a Noroeste por um caminho murado. A cerca de 4m do limite Norte da mamoa, podem-se observar os topos de 2 esteios em granito. Distanciados destes 3,40m, e a SSE, encontram-se mais 2 esteios inclinados para o interior, junto dos quais repousa um 3º elemento pétreo que pode corresponder a uma tampa.”
— Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 13:17