Colaboração
Freguesias
Uma iniciativa
Freguesias
Uma iniciativa
Parque Urbano da vila. Sever do Vouga. Possui estacionamento.
A Biblioteca Fixa n.º 130 da Fundação Calouste Gulbenkian foi instalada em Sever do Vouga no dia 2 de Abril de 1969, ocupando uma pequena sala no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal.
A Biblioteca foi instalada no âmbito do Serviço de Bibliotecas Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), iniciado em 1960 e dirigido por Branquinho da Fonseca, em que as autarquias cediam as instalações para o serviço e a FCG suportava todas as restantes despesas. Este serviço incorporava já os princípios básicos da leitura pública moderna, ou seja, o serviço gratuito para todos, o empréstimo domiciliário e o livre acesso às estantes. Durante muitos anos este foi o único contacto que a população severense teve com os livros.
Em Dezembro de 1992, a Câmara Municipal transferiu o espólio bibliográfico para um novo espaço, o antigo quartel da GNR, na Avenida Comendador Augusto Martins Pereira, n.º 40. A partir desta altura, a Biblioteca Fixa funcionou com um horário de atendimento ao público mais alargado, estando aberta de segunda a sexta-feira.
Com a implementação gradual do Programa Nacional de Leitura Pública, do então designado Instituto Português do Livro e da Leitura, a partir de 1987, que visava a construção de bibliotecas de feição mais moderna, de acordo com os princípios do Manifesto da UNESCO, as bibliotecas itinerantes e fixas da FCG foram decrescendo progressivamente até à extinção.
No dia 13 de Dezembro de 2002, a Fundação Calouste Gulbenkian fez a doação do espólio bibliográfico à Câmara Municipal, que já se encontrava a desenvolver os trabalhos de implementação do que viria a constituir a Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, da Rede Nacional de Leitura Pública (RNLP).
Em 25 de Julho de 2009 é inaugurada a Biblioteca Municipal de Sever do Vouga (BMSV), situada no Parque Urbano da Vila, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas promovida pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga é um serviço público que tem como missão facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos.
A Biblioteca Municipal, “porta de acesso local ao conhecimento”, respeitando os princípios definidos pelo Manifesto da UNESCO (1994), tem como principais objetivos:
A BMSV está instalada num edifício construído de raiz, cofinanciado ao abrigo de protocolo celebrado com o Ministério da Cultura - Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas -, e apresenta dois pisos, o Piso 0 e o Piso 1, destinados a serviços públicos e internos.
(Piso 0) - espaço de atendimento geral, de esclarecimento de dúvidas, inscrição de utilizadores, empréstimo domiciliário de documentos livro, reprodução de documentos, entre outros.
(Piso 0) - área destinada a encontros com escritores, ações de formação, palestras, exposições, performances musicais e teatrais, entre outras atividades culturais.
(Piso 1) - sala dirigida a público a partir dos 16 anos de idade e constituída por várias zonas, em específico a zona de atendimento, o setor multimédia para acesso a computadores com ligação à Internet, a zona de leitura de lazer com acesso livre a jornais e revistas, o setor áudio-vídeo para visionamento de filmes e audição de música, zona de consulta de documentação em livre acesso e de leitura.
(Piso 1) - preparada para crianças dos 0 aos 15 anos e constituída por várias zonas, em específico a zona de atendimento, o setor multimédia para acesso a computadores com ligação à Internet, a zona de leitura de lazer com acesso livre a jornais e revistas, o setor áudio-vídeo para visionamento de filmes e audição de música, zona de consulta de documentação (para primeira infância, infância e juventude) em livre acesso e de leitura.
integrado na Sala Infantojuvenil, constitui uma zona privilegiada para as crianças. Espaço dirigido especialmente à primeira infância, com mobiliário e recursos adequados, permite às famílias usufruírem de momentos de partilha.
A BMSV dispõe de técnicos especializados para orientar os utilizadores na pesquisa de informação, na consulta do catálogo, na procura de documentos nas estantes, no acesso às TIC.
Nas Salas Infantojuvenil e de Adultos, os utilizadores podem consultar toda a documentação existente em livre acesso e organizada segundo a Classificação Decimal Universal. A BMSV disponibiliza documentos de todas as áreas do conhecimento, em vários suportes, desde livro, a jornal, a revista da especialidade e comercial, a áudio, vídeo, multimédia. Este fundo encontra-se em permanente crescimento.
São disponibilizados leitores de CD'S portáteis para a audição de música, bem como as duas salas encontram-se equipadas com televisores LCD e leitores de DVD'S para o visionamento de filmes.
Fotocópias, impressões e digitalizações são serviços disponibilizados aos utilizadores (com custo).
O empréstimo domiciliário de livros, CD'S, DVD'S, CD-ROM'S e periódicos é acessível a todos os utilizadores.
Os utilizadores podem solicitar a reserva de documentos presencialmente, por telefone, por e-mail ou pela Internet (portal da BMSV). Os documentos reservados deverão ser levantados até 3 dias após comunicação da disponibilidade, no máximo, sob pena da anulação da reserva.
A BMSV assegura o acesso a documentos existentes noutras bibliotecas do país e estrangeiro, mediante solicitação do utilizador e normas vigentes das instituições fornecedoras (com custo).
Trata-se de um serviço que consiste no envio automático de informação, por email, sobre os novos documentos disponíveis na sua Biblioteca Municipal.
A Biblioteca disponibiliza computadores com ligação à Internet, equipados com Webcam, nas Salas Infantojuvenil e de Adultos.
Na Sala de Adultos, é disponibilizado um computador com leitor de ecrã e OCR com voz para utilizadores invisuais e amblíopes.
A BMSV organiza atividades de promoção do livro e da leitura dirigidas a vários públicos.
A biblioteca pública, ultrapassando os limites físicos do seu edifício, através de projetos de cooperação com outros organismos, promove o livro e a cultura fora de portas.
No contexto da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal, a BMSV integra nos seus serviços o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do concelho.
A BMSV integra as seguintes redes: