Colaboração
Freguesias
Uma iniciativa
Freguesias
Uma iniciativa
Séc. 18.
“O Reverendo Francisco Pinto, em 1686, durante a visitação à igreja paroquial localizada nas Doninhas deparou-se com uma “igreja roinosa” e ordenou a construção de um novo templo. Iniciar-se-ia assim, um debate sobre a localização da nova igreja paroquial. Na conclusão das discussões, a povoação de Talhadas prevaleceu em detrimento de outras, iniciando-se deste modo, em 1700, a construção do templo reconhecido como cabeça de paróquia em 1706.
A igreja paroquial de Talhadas apresenta-se perante nós no interior de um adro com uma fachada direccionada para sul, decorada por cunhais coroados por pináculos, empena delimitada por cornija e cruz sobre o vértice. Ao atravessarmos o portal, e já no interior do templo encontramos nas paredes laterais da nave da igreja dois retábulos.
No lado do evangelho, um retábulo com o purgatório em relevo e um Cristo crucificado do século XVIII, ladeado pelas esculturas da Srª. das Dores, S. João Evangelista e na base Maria Madalena. Enquanto o retábulo do lado da epístola, expõe o Ecce Homo rodeado pelas imagens de S. Bento e S. Mamede, este de oficina coimbrã de finais do século XV-XVI. Os altares colaterais próximos do arco-cruzeiro são dois exemplares bem representativos do estilo barroco. Com efeito, do lado do evangelho, encontramos o altar da Senhora do Rosário, entalhada e dourada, com motivos florais vermelhos, desenhados e pintados no manto, com coroa de prata dourada, Menino na mão esquerda e três anjos aos pés. No lado da epístola, o altar de Nossa Senhora da Conceição, em madeira policromada, com manto e vestidos pintados com cora e meia-lua aos pés.
Já na capela-mor, o retábulo igualmente de estilo barroco, apresenta uma densidade e diversidade iconográfica de relevo: glória solar no camarim central, as colunas salomónicas decoradas com anjos, pássaros, uvas e parras. No centro está um sacrário com um Cristo Ressuscitado em relevo na porta. O retábulo é composto ainda pelas esculturas de Santo António, Santa Luzia e o Sagrado Coração de Jesus. A cobertura da igreja apresenta ainda doze pinturas de caracter hagiográfico e da paixão de Cristo.
A igreja matriz de Talhadas conserva ainda um relevante conjunto de alfaias litúrgicas dos séculos XVII e XVIII, tais como: uma naveta, turíbulo, custódia-cálice e uma cruz processional.”