Foi com casa cheia que, no dia 18, comemorámos o nosso 7º aniversário com a inauguração da Exposição “Vestígios de Memória”, de José Pereira. Marcaram presença o Vereador da Cultura, Ricardo Silva, o Presidente da Assembleia Municipal, Hermínio Martins, além de cerca de duas dezenas de convidados.
Após breves palavras alusivas ao aniversário do Museu, inaugurou-se a exposição com o artista José Pereira a fazer a apresentação. Os convidados apreciaram a exposição tendo logo neste acto sido reservadas algumas das telas que estão à venda.
Em tempos idos, algures em 2018, José Pereira ofereceu ao Museu Municipal uma tela de sua autoria representando a Anta da Cerqueira, Couto de Esteves.
A tela não sendo possível expô-la no imediato, ficou na reserva do Museu.
Aproveitando a incorporação de novos materiais, decidiu-se reformular a vitrine da Pré-História recente e, também, expor a tela oferecida.
Entendemos que seria o momento para lançar o desafio a José Pereira, pintor severense, de expor outras obras suas no pequeno espaço que dispomos para exposições temporárias.
Aceitado o desafio, o artista escolheu nove das suas obras e deu como mote da exposição “Vestígios de Memória”.
Nove obras, nove memórias sobre espaços emblemáticos de Sever do Vouga, um deles já desaparecido, a “Cascalheira” na Ermida, e outro já remodelado, a “Estação de Paradela”.
Bem-haja José Pereira por ter aceitado o nosso desafio. O Verão do Museu ficará mais rico com esta exposição.
A Noite Europeia dos Museus, foi por nós comemorada a 19 e 20, com visitas guiadas à noite.
Visitas para miúdos e graúdos onde os participantes puderam ver de perto as peças da nossa exposição, que tem, agora, cerca de uma dezena de peças novas.