| 18 de Maio a 30 de Setembro 2023
Em tempos idos, algures em 2018, José Pereira ofereceu ao Museu Municipal uma tela de sua autoria representando a Anta da Cerqueira, Couto de Esteves.
A tela não sendo possível expô-la no imediato, ficou na reserva do Museu.
Aproveitando a incorporação de novos materiais, decidiu-se reformular a vitrine da Pré-História recente e, também, expor a tela oferecida.
Entendemos que seria o momento para lançar o desafio a José Pereira, pintor severense, de expor outras obras suas no pequeno espaço que dispomos para exposições temporárias.
Aceitado o desafio, o artista escolheu nove das suas obras e deu como mote da exposição “Vestígios de Memória”.
Nove obras, nove memórias sobre espaços emblemáticos de Sever do Vouga, um deles já desaparecido, a “Cascalheira” na Ermida, e outro já remodelado, a “Estação de Paradela”.
Bem-haja José Pereira por ter aceitado o nosso desafio. O Verão do Museu ficará mais rico com esta exposição.
Retrata a ideia de um território em particular: Sever do Vouga.
É entre os campos vastos, os canastros, o rio Vouga e as suas pontes, as diversas cascatas ou mesmo os mirtilos que este território é explorado em 9 pinturas memórias passadas do que eram estes sítios, ou memórias presentes de como os vemos ainda hoje. A visão individual que abraça os vestígios de memória de várias gerações.
José Pereira
José Pereira
Nascido em 1962 em Pessegueiro do Vouga, José Fernando concluiu o 9.º ano.
Entrou no mercado de trabalho na área da metalurgia.
Em 1985 emigrou para a Suíça onde esteve 12 anos. Quando regressou a Portugal voltou para a área metalúrgica.
No ano 2000 sofre um grave acidente.
Após 1 ano de internamentos hospitalares, José Fernando Pereira encontrou a pintura como forma de terapia e ocupação. Inicialmente não a via como algo permanente na sua vida, ou mesmo no seu futuro.
No entanto com iniciação de aulas de pintura e o apoio incondicional da família e a persistência do seu amigo severense Leandro Machado, continuou nesta viagem de pinceladas.
É sobretudo nas paisagens e naturezas que José Fernando Pereira encontrou o seu tema de eleição.
Gosta especialmente da temática histórica e das antiguidades de território, sendo Sever do Vouga o principal tópico a retratar. Não tendo um estilo artístico definido, o mesmo é caracterizado pelas cores vibrantes do azul e verde numa pincelada algo realista e incerta.
Já expôs em:
Biblioteca Municipal Sever do Vouga, 2013
Várias Exposições Coletivas da Universidade Sénior do Rotary Clube
Associação Desportiva Cultural e Recreativa Senhorinhense, 2017