“Há gente no Museu” é uma visita fora do comum, com uma dose de humor e boa disposição. Uma visita divertida pela história e pelas estórias. Uma parceria entre o Museu Municipal e a Severi – Associação Cultural de Expressão Dramática de Sever do Vouga.
Escrito por Patrícia Fernandes, da Severi, coube a Pedro Giestas a direcção artística e a encenação da peça.
A representação esteve a cargo de Bárbara Costa, Patrícia Fernandes, Paulo Cruz, Ricardo Almeida, Natália Fernandes, Vânia Bastos e Mário Silva.
Na ausência do director do museu, a visita foi guiada por Eva, uma estagiária e Olívia a empregada das limpezas, sob o olhar atento de um visitante muito exigente, Dr. Mateus.
Pelo Museu várias figuras foram ganhando vida para, na primeira pessoa, partilharem pedaços da nossa herança. Primeiro um pré-histórico romântico, depois, duas despachadas leiteiras e finalmente um mineiro.
A pré-história, a romanização, a produção leiteira, o Vouginha, a exploração mineira e os mirtilos foram alguns dos temas abordados nesta performance teatral, numa trama dinâmica e animada que quis aproximar os severenses do território.
A peça esteve em cena, no Museu, nos dias 16 de Junho, 28 de Julho, 25 de Agosto e 29 de Setembro. Cerca de três centenas de pessoas assistiram ao espectáculo.
No final do projecto foi lançado o livro, profusamente ilustrado, com o texto da peça e outra informação sobre o projecto. Está também disponível o vídeo integral do espectáculo.
Consulte aqui o disseram os jornais sobre o projecto ou oiça as entrevistas que demos.
Ficha técnica
Produção: Museu Municipal de Sever do Vouga e Severi
Direcção Científica: Pedro Pina Nóbrega
Direcção Artística e Encenação: Pedro Giestas
Dramaturgia: Patrícia Fernandes
Interpretação: Bárbara Costa, Patrícia Fernandes, Paulo Cruz, Ricardo Almeida, Vânia Bastos, Natália Fernandes e Mário Silva
A nossa Parceira
A SEVERI– Associação Cultural de Expressão Dramática de Sever do Vouga- é uma associação juvenil, inscrita na RNAJ, formada em Sever do Vouga que quer afirmar-se como uma coletividade de todo e para todo o concelho. Ciente que é a união que faz a força, sempre com o objetivo de criar pontes e sinergias, a SEVERI, surge como um projeto global e inclusivo, capaz de aglutinar diversas forças vivas. Tendo como principal objetivo promover o teatro em Sever do Vouga e, através desta arte, levar o nome do concelho mais longe, a SEVERI apresenta-se como uma associação vocacionada para intervir na área cultural. Fundada a 27 de Março de 2017, dia Mundial do Teatro, engloba pessoas de todas as freguesias do concelho.