fbpx

Revista

A Lei Quadro dos Museus Portugueses estipula no seu n.º 3 do art.º 40º que O museu define e executa um plano de edições, em diferentes suportes, adequado à sua vocação e tipologia e desenvolve programas culturais diversificados.

Neste enquadramento foi pensada a edição de uma revista cujo principal objectivo é transmitir à comunidade Severense conhecimento nos diversos campos do saber, não só História, Arqueologia, Património Cultural, mas também Antropologia, Botânica, Geologia, Etnografia, Demografia, etc…, tendo como foco principal o concelho de Sever do Vouga.


Uma transmissão de saber não só alicerçada em investigação cientifica mas também no saber dos severenses, por isso uma revista aberta à colaboração de todos que queiram partilhar o seu conhecimento, garantido a coordenação editorial o rigor do conhecimento transmitido.

Anunciada a quando do 4º aniversário, a revista do Museu Municipal, devido à situação pandémica, não conseguiu ver a luz do dia em 2020.
A revista será publicada em versão impressa sendo posteriormente disponibilizada em suporte digital no Portal na Internet do Museu Municipal.

Decorre até 31 de Julho o período de recepção de artigos para o primeiro número da revista através do formulário disponível em https://bit.ly/3ylXuJS.

Quem pode colaborar?

A revista estará aberta a colaborações de qualquer pessoa com o propósito de fomentar o conhecimento sobre o concelho de Sever do Vouga em todos os domínios do conhecimento.
Serão sempre considerados prioritários em termos de publicação os artigos elaborados a partir do espólio do Museu Municipal, ou no âmbito de projectos e parcerias em que o Município/Museu participem.

Apresentação e extensão do texto:

Os artigos devem ser redigidos em português e terem uma extensão não superior a 50 000 caracteres incluindo espaços, resumos, notas e bibliografia. A seguir ao título deve constar o nome do autor, bem como a instituição, centro de estudos ou outro enquadramento a que está associado, quando aplicável.

Na redacção dos textos deve ser utilizada uma linguagem simples e clara para que o leitor não especializado possa compreender o texto. A Coordenação Editorial pode propor ao autor do texto a inclusão de notas de rodapé ou alterações de texto no sentido de tornar o texto claro e compreensível do público em geral.

O texto deve ser apresentado em formato MS Office Word, tipo de letra Arial, com o tamanho 12, com espaço e meio, alinhamento do texto à esquerda, (com excepção das citações longas e das notas de rodapé, que deverão ser em tamanho 10, espaço simples). Não é aceite a utilização do negrito (a não ser no título) ou do sublinhado.

As citações devem ser colocadas entre aspas curvas e terminar com a indicação bibliográfica abreviada. As notas de rodapé, cuja chamada será colocada antes do ponto final, devem essencialmente esclarecer e complementar informação de forma sintética.

Imagens, quadros, gráficos e materiais cartográficos devem ser enviados em ficheiro anexo, com a indicação precisa do número da legenda, que deve constar no ficheiro do texto, e dos respectivos créditos. É da responsabilidade dos autores a obtenção das devidas autorizações para a utilização e publicação das fotografias e outras reproduções.

As referências bibliográficas no corpo do texto devem ser apresentadas de forma abreviada, com indicação do último nome do autor, ano da publicação e página, ex: (APELIDO, 1998: 25). As referências bibliográficas em nota de rodapé e na bibliografia final devem ser normalizadas de acordo com a NP 405.

A bibliografia final deve ser limitada aos títulos e aos documentos citados.

Direitos de autor

No caso de os autores incluírem nos seus artigos qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade do autor obter a autorização escrita, assumindo os eventuais encargos associados à mesma.

Ao aceitarem publicar um artigo na revista, os autores concedem ao Município de Sever do Vouga o direito de o publicar, em formato impresso e digital, em qualquer momento e por tempo indeterminado, desde que integrado no contexto em que foi inicialmente publicado, e sem que pelo facto haja qualquer contrapartida. É oferecido a cada autor/colaborador um exemplar da revista. A cada autor será remetido, via email o PDF do respectivo artigo.

Partilhe:

Horário actual:
3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14h-17h

O horário vai sendo ajustado em conformidade com os decretos de execução dos estados de emergência ou de calamidade.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON