fbpx

5 anos a partilhar memórias

Hoje comemora-se o Dia Internacional de Museus, para o qual o Conselho Internacional de Museus escolheu como mote “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.
Inaugurado em 2016, o Museu Municipal festeja hoje o seu 5º aniversário. Completa mais um ano de vida em que por força da pandemia pela COVID-19 teve que se reimaginar constantemente..

Começou este novo ano com a reabertura, após um período de fecho devido ao estado de emergência, com novas condições limitativas de visita.

Tal não impediu a iniciativa “Há + Museu no Verão” com visitas guiadas, horário alargado e abertura aos Domingos. O melhor Verão de sempre com 479 visitantes em 166 visitas.

Melhorámos a sinalética exterior, indo de encontro a uma reivindicação de quem nos visitava e tinha dificuldade em localizar o Museu a partir da via pública.

Aderimos ao selo “Clean & Safe – Património Cultural”, do Turismo de Portugal, que garante aos visitantes que os nossos espaços são seguros através da implementação de um plano de contingência.

Nas Jornadas Europeias do Património andámos (a)Riscar o Património em Rocas do Vouga, numa parceria com a DGPC e os Aveiro Sketchers.

Foi incorporado no Centro de Documentação do Museu um novo conjunto de documentação pertencente ao espólio do Eng. Vital Rodrigues. Deste conjunto fazem parte cerca de 60 fotografias, 20 publicações e 27 dossiês com mais de três mil documentos, quer sobre a Experiência Shell como sobre outras entidades e actividades do concelho a que esteve ligado.

Já em 2021, voltámos a encerrar a 14 de Janeiro até 6 de Abril, por força do estado de emergência pela pandemia da COVID-19. Não estivemos parados! ESTIVEMOS ON!
Apresentámos conteúdos, para miúdos e graúdos, que estão disponíveis nos nossos sítios na Internet, que além de o ajudarem a passar o tempo, poderão lhe dar a conhecer a nossa história e o nosso património: Exposições, jogos, leituras…

Um Webinar sobre o Potencial Turistico do Património Mineiro deu o “pontapé de saída” da adesão ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com o Local “Minas do Braçal e Malhada”. Organizado em parceria com a ViverSever, teve uma forte participação, cerca de uma centena de pessoas, quer severenses, quer parceiros do Roteiro das Minas, quer outras pessoas interessadas nesta temática.

Foi lançada a MEG – Rota do Megalitismo de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, na qual o Museu assumirá um papel importante como centro de acolhimento e informação dos visitantes no concelho. Tal potenciará o núcleo expositivo sobre o Megalitismo onde estão expostos materiais de diversos monumentos megalíticos concelhios.


Colocamos agora o nosso esforço no futuro.


O 6º ano de vida trará novidades:

  • A edição de uma revista anual, cuja chamada de artigos é hoje lançada;
  • Visitas Guiadas às Minas do Braçal, no âmbito da adesão ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológicos de Portugal;
  • Projecto “Cultura entre Pontes”, hoje apresentado à imprensa;
  • “Há + Verão no Museu”, edição 2021
  • Exposição (a)Riscar do Património: Património e Educação
  • Exposição “366, Sever do Vouga”

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário actual:
3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14h-17h

O horário vai sendo ajustado em conformidade com os decretos de execução dos estados de emergência ou de calamidade.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON