Skip to content

Museu Municipal de Sever do Vouga

Um museu de Se Ver!

Menu
  • O Museu
    • Apresentação
    • Coleção
    • Centro de Documentação
  • Exposições
    • Exposição Permanente
    • Exposições Temporárias
      • Vestígios de Memória
      • Recantos e Encantos de Sever
      • Foral de Sever
      • 261, Por terras de Sever do Vouga
      • Olhar Sobre Sever do Vouga
      • MM: A Natureza como ela é
      • CRIDEM’16
      • Lendas de Sever para Se Ver
      • Maneiras de Sever
  • Recursos Educativos
  • Actividades / Visitas
    • Visitas Guiadas
    • Jogos
      • Foral de Sever
      • Puzzles “Olhar sobre Sever do Vouga”
      • Palavras Cruzadas WikiSever
    • Webinar “O Potencial Turístico do Património Mineiro. As Minas do Braçal”
    • 2020: (a) Riscar o Património em Sever do Vouga
    • Há + Museu no Verão!
    • WikiSever
    • Museu COmVIDa
    • Há Gente no Museu!
  • Contactos
Menu

Achados arqueológicos do Rodo regressaram ao concelho

Posted on 02/12/201802/12/2018 by mmsv


Os achados arqueológicos, descobertos durante a construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, regressaram ao nosso concelho. As mais de 20 mil peças, que datam o Paleolítico Superior, foram acolhidas no âmbito da criação da Reserva Municipal de Arqueologia, que se encontra em fase de instalação no edifício do Centro Escolar de Couto de Esteves.

Após o estudo pela empresa Arqueologia e Património, custeado pela EDP Produção, os materiais do sítio arqueológico do Rodo, em Couto de Esteves, regressaram à freguesia onde foram encontrados. Ao todo, 107 contentores, com mais de 20 mil peças, na sua maioria feitas pelo homem, sendo as restantes pedras de estruturas, amostras e termoclastos (pedras base das lareiras), encontram-se agora depositados na Reserva Municipal de Arqueologia, criada em articulação com a Direção Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Centro.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, com a criação da Reserva Municipal de Arqueologia, “Sever do Vouga dá um importante passo na salvaguarda e preservação do património cultural e, em especial, o arqueológico, integrado numa estratégia adequada no que diz respeito à recolha,estudo e conservação da informação arqueológica, fundamental para o conhecimento da história concelhia”.

Integrada no Museu Municipal de Sever do Vouga, a Reserva tem como missão o depósito de materiais arqueológicos provenientes de sítios arqueológicos do concelho de Sever do Vouga; bem como o seu tratamento,organização, preservação e disponibilização a todos os utilizadores para o desenvolvimento das suas actividades profissionais ou de investigação. Além do depósito de materiais arqueológicos, será criado um espaço para acolher investigadores para o estudo dos materiais e, ainda, um espaço para exposição.

A partir de agora, todos os materiais recolhidos em escavações arqueológicas (anteriores e futuras) serão depositados na Reserva Municipal de Arqueologia, estando já o Museu Municipal em contacto com os investigadores das Universidades de Lisboa e Coimbra que ali irão desenvolver as suas investigações.

Partilhe:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

https://youtu.be/cJIJX38Cs6I

Somos parceiros do

Artigos recentes

  • Visitas às Minas do Braçal/Malhada 2024
  • Visitas Guiadas ao Museu
  • Boas Festas
  • Visitas à 1ª Concessão Mineira de Portugal
  • 7º Aniversário e Noite dos Museus’23

Newsletter

Admin

Política de Privacidade

© 2026 Museu Municipal de Sever do Vouga | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme