fbpx

Canto a Vozes – Espectáculo de Canto Polifónico

No próximo Sábado, 21 de Agosto, às 21h30 no Parque Severi decorrerá o espectáculo de canto polifónico “Canto a Vozes”, no âmbito do projecto “Cultura entre Pontes”.

Bilhetes gratuitos aqui

O espectáculo é o culminar das oficinas “Canto Polifónico Feminino”, inseridas no âmbito do projeto Cultura Entre Pontes (CEP), e que reúnem um leque vasto de jovens vozes de Sever do Vouga, Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades para dar voz e perpetuar esta prática, que está a ser alvo de candidatura a património imaterial da UNESCO.


As oficinas, ministradas pelas reconhecidas cantoras Carmina Repas Gonçalves, Joana Negrão, Celina da Piedade e Teresa Campos têm como objetivo preservar e reinterpretar o cancioneiro tradicional do território, para que esta importante e identitária prática não se perca no tempo.
O objetivo passa assim pelo ensino, disseminação e valorização do canto a 3 vozes junto da população mais jovem, sendo recuperadas e transcritas para pauta 10 cantadas a partir do património musical polifónico dos 4 Municípios – Sever do Vouga, Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul.
 

«Há algo de profundamente mágico e particular no canto polifónico que é esta técnica de canto, para alguns algo difícil de compreender, que é precisamente cantar em ‘descante’, em que a afinação em particular soa a algo ‘desafinado’. Parece uma contradição, mas é aqui que reside o caráter diferenciador, único desta forma de cantar ‘modas’. As vozes projetadas com força vão ao limite agudo da canção e revelam uma concentração quase em transe das cantoras».

Paulo Pereira, diretor artístico das oficinas e dos concertos de canto polifónico


Os concertos do grupo composto por 40 vozes realizam-se no dia 21 de agosto no Parque Severi em Sever do Vouga e no dia a seguir, a 22, no Anfiteatro do Parque da Liberdade em Vouzela; em setembro a 11 o concerto terá lugar na Escadaria do Monte de Cadafaz, Ribeiradio em Oliveira de Frades e dia 12 atuam na Praça do Município em São Pedro do Sul.

Sobre a Iniciativa Cultura Entre Pontes (CEP)

A CEP visa capacitar não só as associações culturais e artísticas destes Municípios, mas também fortalecer ‘novas’ pontes de contacto e colaboração futuras. O trabalho com as associações culturais e com a comunidade é o âmago do projeto. Além do enfoque no canto polifónico, estão contempladas visitas encenadas em locais de elevado valor patrimonial para visitação e promoção dos territórios. Mas há muito mais, desde uma mostra sobre o emblemático canto polifónico, um roteiro turístico e cultural pelos 4 municípios com recurso a vídeo mapping e até uma mítica caderneta de cromos.

Esta rede supramunicipal (que une Municípios de duas sub-regiões diferentes – Viseu Dão Lafões e a de Aveiro) pretende que as entidades envolvidas passem a ganhar escala e partilhem uma visão comum na superação dos desafios de captação de novos públicos e visitantes, que são tão importantes para reverter as quebras das dinâmicas económicas e culturais provocadas pela pandemia de Covid-19.


Projeto cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário actual (Verão):
3ª a Domingo: 10h-12h30 / 14h-18h

Lotação máxima: 20 pessoas, entrada de 5 pessoas a cada 15 min.

+ info sobre a adequação à situação pandémica