Este mês destacamos um álbum fotográfico com as fotografias tipo passe dos trabalhadores do Complexo Mineiro do Braçal, Malhada e Coval da Mó, cedido pela D. Fernanda Vidal, viúva do Eng. João Vidal, responsável técnico do complexo mineiro.
O álbum reúne fotografias tipo passe de 942 trabalhadores deste complexo mineiro, estando todas identificadas no verso com o nome do retratado e em alguns casos com algum elemento biográfico.
Foi a partir deste álbum que se retiraram as fotografias expostas numa das paredes do núcleo das Minas, no museu.
Os documentos do Centro de Documentação do Museu Municipal podem ser consultados mediante marcação prévia juntos dos serviços técnicos do Museu ou através do formulário de contacto.
Doe fotografias, objectos ou documentos ao nosso Museu, ajude a preservar a memória das nossas gentes. Os objectos recolhidos poderão integrar exposições temporárias no futuro. Faça parte desta história, contacte o Museu Municipal!
Poderá ver outros documentos que já foram destacados aqui.
A História destas Minas do Braçal-e da Malhada,tem,para mim-e para muitas outras pessoas- uma atenção e um interesse,indesmentiveis,até por razões familiares e outras…Isto porque foi,através da sua primitiva implantação e desenvolvimento concomitantes,que deram origem à vinda,e posterior fixação da minha Família Amaral(o meu Bisavô Joaquim Amaral e outros dois irmãos,que ele chamou posteriormente,aqui constituiram diversas familias,que ainda hoje perduram,através de inúmeros descencendentes(nomeadamente em Paçô e Senhorinha e,depois,tambem em Sever do Vouga,donde sou natural,com muito orgulho e saudade,que recordo sempre com grande nostalgia e óptimas lembranças… Aquando da minha estada nessa Vila,nomeadamente até ao fim da Escola Primária,e,depois,por alguns primeiros anos da minha existência,conheci e desenvolvii relações de amizade com muitas pessoas ligadas a essa Empresa,que visitei por diversas vezes com relativa profundidade e interesse. Hoje,fico por aqui,pois este comentário já vai demasiado longo,e,tanto havia mais a descrever…Até um dia destes…-JFA-Porto.