Skip to content

Museu Municipal de Sever do Vouga

Um museu de Se Ver!

Menu
  • O Museu
    • Apresentação
    • Coleção
    • Centro de Documentação
  • Exposições
    • Exposição Permanente
    • Exposições Temporárias
      • Vestígios de Memória
      • Recantos e Encantos de Sever
      • Foral de Sever
      • 261, Por terras de Sever do Vouga
      • Olhar Sobre Sever do Vouga
      • MM: A Natureza como ela é
      • CRIDEM’16
      • Lendas de Sever para Se Ver
      • Maneiras de Sever
  • Recursos Educativos
  • Actividades / Visitas
    • Visitas Guiadas
    • Jogos
      • Foral de Sever
      • Puzzles “Olhar sobre Sever do Vouga”
      • Palavras Cruzadas WikiSever
    • Webinar “O Potencial Turístico do Património Mineiro. As Minas do Braçal”
    • 2020: (a) Riscar o Património em Sever do Vouga
    • Há + Museu no Verão!
    • WikiSever
    • Museu COmVIDa
    • Há Gente no Museu!
  • Contactos
Menu

Marcadores de livros são convite à descoberta das alminhas de Sever do Vouga

Posted on 18/06/201925/06/2019 by mmsv

O Museu Municipal de Sever do Vouga convida a uma viagem pelo riquíssimo património religioso do concelho, através da exposição temporária “261, Por Terras de Sever do Vouga”. A inaugurar no dia 22 de junho, pelas 15h30, a mostra de 261 marcadores, ilustrados a tinta da china e aguarela, é da autoria de Bastiana Angélico. A entrada é livre.

Em eloquentes traços artísticos, como explica o Museu Municipal, “o autor retrata-nos os encantos de 261 alminhas, de freguesia em freguesia, e leva-nos a conhecer e a descobrir muito do nosso património arquitetónico, histórico e religioso que, a muitos dos nossos visitantes e também habitantes, passa despercebido”.

A exposição, patente até 26 de outubro, é um convite para todas as idades, revestindo-se de especial importância para a comunidade escolar, dado o seu caráter didático.

Sobre o autor

Foi em 2007 que Bastiana Angélico deu início ao seu projeto de ilustração de marcadores de livros, com técnica mista de aguarela e tinta da china monocromática, retratando paisagens do Parque do Douro Internacional. Anos mais tarde, o projeto estende-se por todo o território nacional e, através de “Pelos Caminhos de Portugal”, investiga e ilustra o património cultural, etnográfico, arquitetónico, religioso, militar, civil e paisagístico. Segue-se o projeto de marcadores de livros “Românico Ibérico”.

Licenciado em Educação Visual e Tecnológica e Educação Básica (1.º CEB), na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em 1997, tendo antes frequentado na Escola Secundária Soares dos Reis, os cursos de Arquitetura e Design, entre 1989 e 1992, Feliciano Nuno Bastiana Angélico especializou-se em Administração e Organização Escolar, com uma pós-graduação em Ciências da Educação concluída, em 2008, na Universidade Católica Portuguesa de Viseu. Desde 2015, é professor do 1.º CEB, no Centro Escolar de Rocas do Vouga.

Partilhe:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

https://youtu.be/cJIJX38Cs6I

Somos parceiros do

Artigos recentes

  • Visitas às Minas do Braçal/Malhada 2024
  • Visitas Guiadas ao Museu
  • Boas Festas
  • Visitas à 1ª Concessão Mineira de Portugal
  • 7º Aniversário e Noite dos Museus’23

Newsletter

Admin

Política de Privacidade

© 2026 Museu Municipal de Sever do Vouga | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme