A 2 de Abril o Município prestou Homenagem ao Eng. João Vidal, a alma das Minas do Braçal, com a presença do filho do homenageado, Prof. Raul Vidal, e família, de António Cruz, da Mesa da Assembleia Municipal, de Pedro Amadeu Lobo, Presidente da Câmara, de Leandro Machado, artista severense autor do retrato do homenageado, e de várias pessoas, incluindo antigos trabalhores que se quiseram associar à homenagem.
Durante esta semana, um pouco por todo o país decorreram actividades dinamizadas pelos parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, de que o Município de Sever do Vouga também é parceiro.
Este ano não se quis desenvolver nenhuma actividade nas Minas, mas sim no Museu prestando a justa Homenagem ao Eng. João Vidal.
Desde a fundação do Museu, que a sua família e também antigos funcionários das minas reclamavam que não constavam nem a fotografia nem uma menção ao Eng. João Vidal.
Decorrido o tempo em que não se poderia alterar a exposição permanente, foi proposto ao artista severense, Leandro Machado, que concebesse uma obra de arte para figurar junto aos retratos dos antigos trabalhadores.
Agradecemos a presença do Prof. Eng. Raul Fernando Moreira Vidal, filho do homenageado, bem como a restante família que o acompanhou, esposa, filhos e netas.
Mas recordámos, igualmente, a D. Fernanda Moreira Vidal, que muito contribuiu para que o nosso núcleo das minas pudesse expor materiais que estavam na sua posse, bem como a cedência do álbum onde estão as fotografias tipo passe dos trabalhadores. Tarefa generosa, que o seu filho Raul está a continuar colaborando com o Museu de uma forma franca e aberta cedendo para digitalização os materiais que vai encontrando, como as fotografias que estiveram a passar, como a preciosidade que é o vídeo por si executado em 1974. Bem-Haja.
Por fim foi apresentada a obra de arte executada pelo Leandro Machado.