12 – Lacticínios
O Visconde de Nandufe António Caetano Rodrigues Viana comprou em 1893 uma desnatadeira centrífuga em França, que instalou em Sanfins, fundando a primeira fábrica de laticínios do país, que funcionou até Março de 1924.
Surgiu então a Cooperativa Agrícola de Laticínios que sofreu várias privações financeiras e ataques dos industriais de laticínios. De Março de 1924 a Fevereiro de 1937, funcionou como Sociedade Industrial, até que em 1937, por Alvará foi oficialmente criada como Cooperativa, sendo a mais antiga do país.
Nos primeiros tempos, a Cooperativa só separava a nata do leite. Esta era transportada em latas, por mulheres para ser vendida aos industriais, Martins e Rebelo, de Vale de Cambra, e a Custódio Pereira Dias, de Catives (Couto de Esteves) onde era usada no fabrico da Manteiga “Beleza”. Mais tarde adquiriu um pipo e um malaxador e passou a fabricar a sua própria manteiga, da marca “Delícia”.
Grande parte da produção de manteiga era vendida para a região de Lisboa, sendo as caixas transportadas à cabeça por mulheres, para a estação de caminho-de-ferro de Paradela.
Em 1962 formou-se a União de Cooperativas da Laticínios de Entre Douro e Vouga, composta pela Cooperativa Agrícola de Laticínios de Sanfins, a Cooperativa Agrícola de Laticínios do Vale do Vouga e a Cooperativa Agrícola de Laticínios de Arouca.
Em 1967 inicia-se o fabrico de queijo e a recolha total do leite, bem como o processo de arrefecimento e pasteurização. A extinção dos Grémios da Lavoura, em 1977, levou a que a “Cooperativa Agrícola de Sanfins, SCRL” tomasse conta das instalações e da parte comercial, até aí exercida pelo Grémio da Lavoura de Sever do Vouga.
Para saber mais:
- Peça em destaque: Desnatadeira
- AAVV (2013) – . Sever do Vouga: Câmara Municipal
- Alves, Jorge. (2018). Industriais, grémios da lavoura e cooperativas na estruturação da fileira do leite. 8. 285-302.
- Ramos, Fernando Soares (1998) – . Sever do Vouga: Câmara Municipal