09 – Tempos Medievos
A construção da identidade de Sever do Vouga é um processo de longa duração que se inicia na Idade Média durante a “Reconquista”. A região foi disputada pelo poder civil (terras de Santa Maria, Lafões e Vouga), monástico (entre os poderosos mosteiros medievais de Vacariça e Lorvão) e diocesano.
Embora todos os lugares que hoje constituem sede de freguesia já se encontrem referenciados nos séculos X a XIII, houve, ao longo dos últimos séculos, frequentes alterações na configuração, na integração administrativa e até na sua designação. Entre as que se revelaram mais estáveis desde a sua formação, provavelmente ainda no século XII, contam-se Santa Maria de Sever, Santa Maria de Pessegueiro e São João de Silva Escura.
A criação da villa Severi e seu mosteiro, na sequência da integração destas terras nos domínios da monarquia asturiana em finais do século IX, constituiu um passo decisivo na construção dessa identidade. Quando as circunstâncias políticas o exigiram, a partir da reconquista cristã de Coimbra em 1064, o centro de poder ter-se-á transferido para uma fortificação vizinha da villa, fortificação essa que as inquirições régias do século XIII ainda recordam vivamente: o “Crasto que chamam de pena de Sever” que então ainda era “del Rey”.
No século XIII, uma vez ultrapassada a instabilidade e consolidado o poder da monarquia portuguesa, o exercício do poder judicial e administrativo regressa a uma sede civil e aquela que era então chamada “aldeia de Sever” passou a ser a sede do “julgado de Sever de par do Vouga”, do qual a vila e o município atuais são herdeiros diretos.
Conjunto de peças em ferro, a maioria acessórios de construção, oferecidos por José Fortes ao Museu de Aveiro. Desconhece-se o contexto deste achado, sendo, por isso, difícil fazer considerações sobre a sua cronologia.
No entanto, atendendo a algumas características, poderemos inseri-las num período entre a época romana e a Alta Idade Média.
Castelo da Pena
Atalaia fortificada onde se podem observara restos de uma muralha que circundava um pequeno promontório rochoso.
Este sítio foi construído na Alta Idade Média e poderá corresponder ao centro de poder transferido da vila de Sever citada nas inquirições régias do séc. XIII.
Para saber mais
- Consulte os seguintes artigos da WikiSever: Castelo da Pena;
- AAVV (2013) – . Sever do Vouga: Câmara Municipal
- Ramos, Fernando Soares (1998) – . Sever do Vouga: Câmara Municipal
- Souto, A. (1938). Arqueologia Pré-Histórica do distrito de Aveiro. Arte rupestre. As insculturas do Arestal e o problema das combinações circulares e espiralóides do noroeste peninsular. Arquivo do Distrito de Aveiro. Aveiro, vol. 4, pp. 5-19.
- Tavares, António Henriques (2014) – . Sever do Vouga: Câmara Municipal