Iniciamos o novo ano, passando revista ao ano que terminou e agradecendo a todos aqueles que visitaram e colaboraram com o Museu Municipal. Neste vídeo num minuto passamos o ano de 2021 em revista.
Em 2021 tivemos 259 visitas com um total de 856 visitantes, das mais diversas proveniências nacionais e estrangeiras.
Já nos visitaram 9865 pessoas desde que abrimos portas em 18 de Maio de 2016.
Em ano, que continuou marcado pela pandemia da COVID-19, o nosso site voltou a registar um record de 2096 visitantes em 3587 visitas e 2681 páginas visitadas.
Devido à pandemia o Museu viu-se forçado a encerrar em vários períodos, abrindo sempre com as restrições adequadas para garantir a segurança dos visitantes. As visitas de grupo foram suspensas e apostou em actividades digitais.
O Turismo de Portugal renovou a atribuição do selo Clean & Safe.
Participámos na Mesa Redonda do lançamento do livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga”, editado pela EDP, abordando “A importância do Património para o desenvolvimento local”
Finalizou-se o processo de adesão ao Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Neste âmbito, realizou-se, em parceria com a ViverSever, o Webinar sobre “O Potencial Turístico do Património Mineiro, As Minas do Braçal“.
Deram-se início aos trabalhos e implementação da MEG – Rota do Megalitismo de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, da qual o Museu fará parte a par de mais três monumentos megalíticos do concelho.
Comemorámos os 507 anos do Foral Manuelino de Sever do Vouga com a exposição virtual.
Foi lançada a chamada de artigos para uma revista cujo principal objectivo é partilhar conhecimento nos diversos campos do saber, tendo como foco principal o concelho de Sever do Vouga. Projecto que será concretizado em 2022.
5º Aniversário comemorado a 18 de Maio. Na mesma da foi lançado o projecto “Cultura entre Pontes“, unindo os Municípios de Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul, visa capacitar não só as associações culturais e artísticas destes Municípios, mas também fortalecer ‘novas’ pontes de contacto e colaboração futuras.
Acolhemos a 4ª Edição do Festival Paisagens: Festival Internacional de Cinema, sendo exibido o documentário “Sever do Vouga, uma experiência“, que retrata a situação inicial que existia no concelho e a evolução das práticas agrícolas e pecuárias com a introdução dos melhoramentos pela “Experiência Shell”.
Acolhemos o programa GTI, da TVI24, que em dois episódios mostrou o que de melhor tem o nosso concelho.
Houve + Museu no Verão! Com o alargamento de horário e abertura aos Domingos e visitas guiadas às Minas do Braçal. 451 visitantes em 142 visitas!
As visitas às Minas do Braçal foram um sucesso com a realização de uma visita extra além das três inicialmente previstas, com 76 participantes de várias localidades.
Cerca de 40 cantadeiras dos concelhos de Sever do Vouga, Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, protagonizaram o vibrante espectáculo “Canto a Vozes” de canto polifónico. Este concerto foi replicado em cada um dos outros concelhos parceiros do projecto “Cultura entre Pontes” e esteve presente no programa “Praça da Alegria”, no 100º Aniversário da Casa de Lafões, em Lisboa, e no Festival “Dos modos nascem coisas”, em Albergaria-a-Velha.
A encerrar o ano acolhemos a Exposição “Viver, depois de Amar-te”, Um projeto do Proxim’Idade, sob coordenação da ADRIMAG, e do Município de Sever do Vouga.
Bem-Hajam!